A Prefeitura de Contagem está com cadastro aberto para as escolas públicas municipais e instituições filantrópicas interessadas em participar do projeto “Tour pelos Museus de Contagem”, que consiste na visitação conjunta e guiada à Casa de Cultura Nair Mendes Moreira e à Casa de Cacos, importantes equipamentos culturais da cidade. São oferecidas 10 visitas, limitadas a até 32 pessoas por grupo, e as mesmas acontecerão ao longo do mês de abril. As inscrições podem ser realizadas, até o preenchimento total das vagas, por meio deste link.
O critério de seleção é condicionado à ordem de inscrição, de acordo com a capacidade máxima de pessoas permitida por vez. As visitas contam com duração de 2h15 e serão ofertadas entre 8h30 e 10h45, no período da manhã, e 13h30 e 15h45, no período da tarde. O deslocamento entre as instituições contempladas e os equipamentos culturais, tanto no trajeto de ida quanto de volta, serão oferecidos de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Cultura.
O projeto busca propiciar uma experiência de ensino-aprendizagem capaz de enriquecer e reforçar as identidades culturais em âmbito local, como condição primária para alcançar um verdadeiro espírito de cidadania, além de trabalhar a importância da Educação Patrimonial com os alunos e professores da cidade de Contagem.
O secretário de Cultura, Ramon Santos, destacou a importância do projeto para a democratização do acesso aos equipamentos culturais do município e afirmou que “essa é uma excelente iniciativa da atual gestão, que entende a necessidade de favorecer o acesso de toda a população aos espaços culturais da cidade”. “Investir na educação patrimonial é valorizar a história do nosso município”, completou.
Casa de Cacos
A Casa de Cacos é um casarão histórico localizado na rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, no bairro Bernardo Monteiro, em Contagem. Construído e revestido com mosaicos de louças e cerâmica, incluindo paredes, móveis e utensílios domésticos, o espaço foi idealizado pelo geólogo Carlos de Almeida, e foi construído ao longo do tempo, levando quase 30 anos para ser finalizado. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h e, aos domingos, das 9h às 13h.
Casa de Cultura Nair Mendes Moreira
A Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, também considerada a casa mais antiga de Contagem, foi construída por volta de 1716, e é um local de muitas histórias. No local são expostas diversas mostras de artistas mineiros e também de outras partes do país. A casa foi tombada pelo patrimônio histórico, devido ao decreto 10.060, de 14 de dezembro de 1998. Em 2007, foi reconhecido pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o primeiro museu de Contagem. Ela fica localizada na praça Vereador Josias Belém, 1. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.